Edição 6, 2022

N.6, 2021


É com enorme satisfação e alegria que damos as boas-vindas à sexta edição da Revista Perspectivas em Educação Básica, que traz neste número uma série de novidades. Pela primeira vez, abrimos nossas portas para a temática livre e fomos positivamente surpreendidos por textos diversos de pesquisadoras de várias instituições de ensino do Brasil que, conjuntamente, formam um amplo e interessante painel de discussões e experiências pertinentes à área da Educação Básica. A marcação de gênero gramaticalmente no feminino advém de grata surpresa: após a avaliação duplo-cega pelo corpo de pareceristas que compõe o nosso comitê científico, fomos presenteados com uma edição composta exclusivamente por autoras – o que só reitera o protagonismo das mulheres à frente da produção do conhecimento em Educação e, mais especificamente, de práticas pedagógicas no ensino básico.
Além disso, embora mantendo a mesma estrutura de seções – Transversais, Perspectiva Capiana, Interseções, Gradações e Olhares –, inauguramos uma prática até então inédita: na segunda seção, dedicada ao compartilhamento de ações e pesquisas realizadas no âmbito específico do Colégio de Aplicação da UFRJ, todos os textos são resultantes de ações pedagógicas centradas na educação das relações étnico-raciais e notoriamente de caráter antirracista, em uma parceria institucional entre a Perspectivas e o Comitê Permanente da Educação para as Relações Étnico-Raciais do CAp-UFRJ (ERER/CAp-UFRJ). Ainda entre as inovações, e como desdobramento desta última, também pela primeira vez contamos para a publicação desta edição com a participação de duas editoras convidadas, Maya Inbar e Monique Riscado, integrantes do ERER e da Comissão de Organização do III Seminário Erer. Permitimos, pela primeira vez, que o vento da novidade soprasse por todas as brechas e entradas da publicação, renovando os ares para novas perspectivas. Abrimos portas, janelas, gavetas, frestas e percebemos que o frescor do tema livre nos trouxe uma edição, além de feminina – e talvez por causa disso – potente e sensível. Esperamos, assim, que mais e mais brisas suaves atravessem a caminhada e os voos da Revista Perspectivas em Educação Básica.

André Luís Mourão de Uzêda
Luisa Quarti Lamarão
Maya Inbar
Monique Tavares Riscado Lopardi

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Veja cada artigo ou ensaio individualmente nos links abaixo ou acesse a revista em arquivo único aqui.

Editorial


Transversais

André Luís Mourão de Uzêda e Luísa Quarti Lamarão

Perspectiva Capiana

Amanda Izaias da Silva

Daiane Francisco de Medeiros

Maya Inbar

Sulamita Inacio Freire

Interseções

Ana Luiza Marques de Tovar Faro e Anna Thereza de Menezes

Bianca de Macedo Abreu, Flaviane Coutinho Neves Americano Rego e Simone de Miranda Oliveira França

Mariana de Souza Guimarães

Helena Amaral da Fontoura e Letícia Miranda Medeiros

Renata dos Santos Costa

Raquel Souza de Oliveira

Gradações

Aldilene Marinho César Almeida Diniz, Luiza Paulino Ribeiro da Silva, Maria Carolina Zensen-Simões, Mariana Vitor Renou e Tainá Silva Dias

Anna Beatriz Jordão e Isabela Facadio Tachlitsky

Denise Cardoso Góis, Taynara Gomes Barbosa, Tharcylla Beatriz Fontenele Oliveira e Vitória Cristina Santos Sousa

Olhares

Alexia Serrano Pinto do Nascimento e Sarah Almeida de Oliveira

Ana Sara Oliveira Zacarias, Manoela Rodrigues Mosca de Carvalho, Sulamita Inacio Freire e Vitória Luiza Carneiro de Souza