A leitura literária entre a instrução e a experimentação: memórias de leitura de professores da escola básica
Por Rachel Souza e Luiz Felipe Andrade.
Resumo: Este artigo
apresenta algumas reflexões sobre o espaço destinado à leitura literária na
escola a partir da análise de doze autobiografias de leitor produzidas por
professores de diferentes disciplinas curriculares de uma escola básica
federal. Partimos do pressuposto da centralidade da fruição do texto literário
e do exercício da leitura subjetiva na construção da identidade leitora desses
professores para pensarmos sobre a nossa prática pedagógica no que tange a uma
educação literária significativa.
Palavras-chave: Educação literária; leitura subjetiva;
autobiografia de leitor.
Abstract: This article presents some reflections upon the
space which is dedicated to literary reading in school. These reflections are
based on the analysis of twelve reading autobiographies written by teachers of
differentes areas of the curriculum working at the same public school. We
assumed that the fruition of the literary text and the practice of subjective
reading were central in the reader’s identity building process, so that the
experience of the investigated teachers could help us reflect upon our
pedagogical practice regarding significant literary education.
Keywords: Literary education; subjective reading; reading auttobiography.
Keywords: Literary education; subjective reading; reading auttobiography.