Chamada para artigos e ensaios: volume 4, 2020





Os trabalhos para a edição #4 devem ser enviados para o e-mail perspectivascapufrj@gmail.com até o dia 17 de agosto de 2020Clique aqui para acessar as normas para publicação.


A revista Perspectivas em Educação Básica, publicação digital do Colégio de Aplicação da UFRJ veiculada anualmente, seleciona relatos de experiência, artigos e ensaios fotográficos para o seu quarto número, que será publicado no segundo semestre de 2020. O tema desta edição é “A importância de pisar o mesmo chão: interação, socialização e transformação no ambiente escolar”.
O momento histórico por que passamos, a pandemia do Covid-19 e suas reverberações por todo o globo, vem evidenciando para a sociedade a necessidade de investimentos em pesquisa científica. No campo da saúde pública, essa realidade é urgente, mas também se faz imprescindível nas demais áreas que sofrem e sofrerão as pressões por mudanças nesse momento em que o compartilhamento de espaços está dificultado. A Educação Básica, objeto de estudo da nossa revista, tornou-se mais um desses campos de debate e, portanto, demanda reflexões, pesquisas e práticas para a construção das ações pedagógicas no pós pandemia, dentro e fora da sala de aula.
Nesse sentido, o atual número da publicação busca análises feitas por docentes sobre a importância do convívio presencial, das construções coletivas e dos encontros que caracterizam o processo de ensino e aprendizagem. A partir da ideia de que a aprendizagem se dá no encontro com o outro e de que são muitos – além do conteúdo stricto sensu – os elementos que a compõem, defendemos que o conhecimento se formula coletivamente e na realidade tridimensional de sons, sentidos e gestos. Para nós, é no ambiente partilhado que o humano compreende as diferentes subjetividades e possibilidades de viver em sociedade.
Defendendo a presença e o convívio como formadores de cidadãos críticos e conscientes, resgatamos a abordagem freiriana do ensino em Pedagogia do oprimido (2019), obra segundo a qual é a educação, em seu caráter dialético, que proporciona a transformação social. De acordo com a perspectiva de Paulo Freire, quando os homens adquirem consciência de sua atividade no mundo e, a partir disso, o impregnam de uma presença transformadora, passam a existir historicamente, marcando o lugar que ocupam no todo (2019, p.124). Na convivência, a presença é apresentadora de individualidades; só na presença partilhamos o mesmo espaço e vivenciamos a tensão dialética que decorre da riqueza cultural e ontológica dos momentos em que muitos pés pisam o mesmo chão.
Entendemos, portanto, que o formato dos textos do número de 2020 deve ser coerente com o momento singular e desafiador por que passamos. Assim, sugerimos que, em todas as seções, os relatos de experiência sobre ações pedagógicas presenciais que envolvam a escola sejam a tônica desta edição, que não deixará de contemplar também artigos e ensaios fotográficos sobre o tema proposto. Valorizar os relatos de experiência nessa quarta edição é fortalecer a docência como profissão que reivindica a presença dos sujeitos no espaço coletivo e democrático de trocas, saberes e intervenções no mundo.
Concluímos lembrando que Freire acreditava que “o próprio dos homens é estar, como consciência de si e do mundo, em relação de enfrentamento com sua realidade, em que, historicamente, se dão as ‘situações-limite’” (2019, p.126). É também o educador e filósofo quem nos lembra que é possível superar as situações-limite transformando a realidade a partir de “atos-limite”. Lancemo-nos, pois, ao desafio de transformar limitação em ato criador: convidamos a todos a refletir e escrever, em tempos de isolamento, sobre a força da coletividade e da presença na educação.


REFERÊNCIAS

ADRIÃO, Silvia. Reflexões para estes dias atípicos: a falta que a escola faz. REBRINC (Rede Brasileira Infância e Consumo). Disponível em:
<https://rebrinc.com.br/noticias/educacao/reflexoes-para-estes-dias-atipicos-a-falta-que-a-escola-
faz/?fbclid=IwAR3l5h2ozX6GupYsWF8QV75cbdCKvxgc084bWo8IzSUyPv_oQ8IifClEgp>. Acesso em 10 de Abril de 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.
GUMBRECHT, Hans Ulrich; HAMDAM, Juliana Cesário. Desafiando a história: por uma pedagogia da presença. In: Caderno de História da Educação, v. 14, n.3, set./dez/ 2015. Uberlândia, Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2015. Disponível em:
<http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/33138/17838>. Acesso e 10 de Abril de 2020.
TOSTES, Anjuli; MELO FILHO, Hugo. Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois. 1ª ed. Bauru: Canal 6, 2020. Disponível em:
<http://editorapraxis.com.br/quarentena/>. Acesso em Abril de 2020.