Normas para publicação


DIRETRIZES PARA AUTORES

Aberta à colaboração de docentes e pesquisadores do Brasil e do exterior, publicará artigos inéditos em português e divulgará discussões e pesquisas inovadoras em torno de temas voltados à Educação, prioritariamente como resultados de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Também está aberta a produções artísticas e culturais no formato de ensaios fotográficos com foco na Educação Básica e suas práticas.

Contamos com três seções abertas à submissão:

Interseções: submissões de artigos, relatos de experiências e pesquisa, aberta a graduados.

Gradações: voltada para relatos de experiência e pesquisa desenvolvidos a partir da interseção entre a prática e a pesquisa docentes, vivenciadas em instituições de Ensino Básico e aberta à submissão de propostas de graduandos das licenciaturas.

Olhares: com a proposta de formato de ensaio fotográfico, esta seção está aberta a graduados.

O material enviado anonimamente será avaliado por dois pareceristas da área. Para tanto, o autor não poderá se identificar no corpo do texto, nem nas imagens fotográficas, devendo enviar nome, título do trabalho e breve apresentação do autor em arquivo “.doc” ou “.docx” separadamente.

Na seção Interseções, os artigos e relatos de experiência devem ser assinados por, no máximo, três autores. As contribuições de demais participantes de projetos que inspiraram os textos devem ser referenciadas em notas de rodapé.

Nas seções Gradações e Olhares, não há limites para o número de autores.

Os autores devem seguir rigorosamente as seguintes indicações de formatação abaixo.


NORMAS DE PUBLICAÇÃO

Interseções e Gradações:

1. O artigo ou relato de experiência deve ter resumo e abstract com extensão entre três e dez linhas, assim como de três a cinco palavras-chave e keywords. A revisão do abstract é de inteira responsabilidade do autor.

2. O corpo do texto deverá ter no mínimo 20.000 e no máximo 40.000 caracteres, sem contar os espaços em Word, margens 2,5 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entrelinhas 1,5. As citações devem ser recuadas em 2,5 cm, letra tamanho 11 e apenas modificando-se o espaçamento (simples).

3. Todos as produções enviadas para submissão deverão estar como documento Word, em extensão “.doc” ou “.docx”.

4. O título (e subtítulo, se houver) deve ser justificado e aparecer em bold e em caixas A e b. (Exemplo: A poética do esquecimento na literatura do século XX).

5. As notas devem se restringir a explicações, complementos e desambiguações indispensáveis e devem vir ao final do texto. As referências bibliográficas devem ser dispensadas, adotando-se a forma mais simples, entre parênteses, como nos exemplos: (DELEUZE, 2010, p.13); conforme Foucault (2009, p.5).

6. As referências completas devem ser listadas ao final do texto (modelo ABNT), conforme exemplos abaixo.

Artigos de periódicos
DEMO, Pedro. Aprendizagem por problematização. In: Sinais Sociais, Rio de Janeiro, v. 5, n. 15, p.112-137, jan. 2011.
DIAS, Marco Antonio R. Comercialização no ensino superior: é possível manter a ideia de bem público? In: Educação & Sociedade, Campinas, v. 24, n. 84, p.817-838, set. 2003.

Capítulos de livros
CANDIDO, Antonio. O significado de Raízes do Brasil. In: HOLANDA Sergio Buarque de. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1993. p. 39-49.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Tratado de nomadologia: a máquina de guerra. In: DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Trad. Aurélia
Guerra Neto e Celia Pinto Costa. São Paulo: Ed. 34, 1980. v. 5, p. 14-110.

Documentos eletrônicos
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: síntese de indicadores: 2002. Rio de
Janeiro, 2003. Disponível em:
<http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2002/sintese
pnad2002.pdf>. Acesso em: 21 jul. 2013. (Livro).

Livros
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1936.

Trabalho acadêmico
VILLAS BÔAS, G. A vocação das ciências sociais: (1945/1964): um estudo da sua produção em livro. 1992. Tese (Doutorado em Sociologia). Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.

7. Anexos, tabelas, gráficos, fotos, desenhos e links para vídeos, com suas respectivas legendas, são muito bem-vindos e devem ser apresentados no interior do texto, no local adequado ou em anexos separados do texto com indicação dos locais nos quais devem ser inseridos. Solicita-se que as fotografias e demais imagens enviadas tenham boa resolução (tamanho mínimo 10x10cm e resolução 300 dpi). Do mesmo modo, solicita-se que tabelas venham em arquivo PDF, de modo a permitir a edição garantindo sua legibilidade.

Olhares:

1. O ensaio fotográfico deve conter entre 5 e 10 imagens e vir acompanhado de um breve texto introdutório. O corpo do texto deverá ter entre 900 e 2.000 caracteres sem contar espaço (1 página) em Word (.doc ou .docx), margens 2,5 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entrelinhas 1,5. As citações devem ser recuadas (2,5 cm) mantendo-se o tamanho da letra (12) e apenas modificando-se o espaçamento (simples) e as referências bibliográficas utilizadas no texto devem adotar a forma mais simples, entre parênteses, como nos exemplos: (DELEUZE, 2010, p.13); conforme Foucault (2009, p.5).

2. O título (e subtítulo, se houver) deve aparecer em bold e em caixas A e b. (Exemplo: A poética do esquecimento na literatura do século XX). Título deve ser justificado e acompanhado da data de realização do ensaio.

3. As imagens devem ser entregues em arquivo digital (jpeg) com sua maior dimensão – se a imagem for vertical, altura; se horizontal, largura – medindo 21cm e com resolução de 300dpi. As imagens do ensaio devem ter o mesmo tamanho.

4. As legendas ficam a cargo do autor, e devem aparecer em arquivo separado “.doc”, numeradas/ nomeadas segundo o arquivo da imagem correlata.

5. Solicita-se que as imagens venham acompanhadas de informações sobre direito de imagem.