Normas para publicação


DIRETRIZES PARA AUTORES

Aberta à colaboração de docentes e pesquisadores do Brasil e do exterior, publicará artigos inéditos em português e divulgará discussões e pesquisas inovadoras em torno de temas voltados à Educação, prioritariamente como resultados de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Também está aberta a produções artísticas e culturais no formato de ensaios fotográficos com foco na Educação Básica e suas práticas.

Contamos com três seções abertas à submissão:

Interseções: submissões de artigos, relatos de experiências e pesquisa, aberta a graduados.

Gradações: voltada para relatos de experiência e pesquisa desenvolvidos a partir da interseção entre a prática e a pesquisa docentes, vivenciadas em instituições de Ensino Básico e aberta à submissão de propostas de graduandos das licenciaturas.

Olhares: com a proposta de formato de ensaio fotográfico, esta seção está aberta a graduados.

O material enviado anonimamente será avaliado por dois pareceristas da área. Para tanto, o autor não poderá se identificar no corpo do texto, nem nas imagens fotográficas, devendo enviar nome, título do trabalho e breve apresentação do autor em arquivo “.doc” ou “.docx” separadamente.

Na seção Interseções, os artigos e relatos de experiência devem ser assinados por, no máximo, três autores. As contribuições de demais participantes de projetos que inspiraram os textos devem ser referenciadas em notas de rodapé.

Nas seções Gradações e Olhares, não há limites para o número de autores.

Os autores devem seguir rigorosamente as seguintes indicações de formatação abaixo.


NORMAS DE PUBLICAÇÃO

Interseções e Gradações:

1 O artigo deverá ter no mínimo 15 e no máximo 20 páginas, incluindo elementos pré-textuais e pós-textuais. Todas as produções enviadas para submissão deverão estar como documento Word, em extensão “.doc” ou “.docx”.

1.1 Consideram-se elementos pré-textuais resumo e abstract, com extensão entre três e dez linhas cada, seguidos de três a cinco palavras-chave e keywords, respectivamente. A revisão do abstract é de inteira responsabilidade do autor.

1.2 Consideram-se elementos pós-textuais as referências.

2 Corpo do texto: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entrelinhas 1,5, Margens 2,5 cm, layout de página A4, sem espaços antes ou depois do parágrafo.

2.1 Citações: quando no corpo do texto, com no máximo três linhas, deve vir entre aspas e seguida das referências entre parênteses, como no exemplo: “(Deleuze, 2010, p. 13)”; quando parafraseadas, devem vir sem aspas, inserindo a referência ao final, como no exemplo: “conforme Foucault (2009, p. 5)”. As citações diretas, com mais de três linhas, devem ser recuadas do texto em 4 cm, em fonte tamanho 11 e apenas modificando-se o espaçamento (simples), seguidas das referências entre parênteses, como no exemplo: “(Freire, 2010, p. 13)”.

2.2 Título do artigo: o título do artigo deve ser centralizado e aparecer em negrito e letra maiúscula somente na primeira palavra. Manter o mesmo tamanho e fonte do corpo do texto. Em caso de subtítulo, este deve vir na sequência de dois pontos (:) após o título, também em negrito. (Exemplo: O ensino de Língua Portuguesa no primeiro segmento do fundamental: um estudo de caso dos multiletramentos).

2.3 Títulos das seções e subseções do artigo: os títulos das seções devem ser numerados em ordem crescente, em negrito e letra maiúscula somente na primeira palavra. Para as subseções, subdividir em 1.1, 2.1 etc. Não numerar “Introdução”, “Considerações finais” e “Referências”. (Exemplo: 1 Ensino de Língua Portuguesa: breve revisão bibliográfica / 1.1 A teoria dos multiletramentos). Entre título (ou subtítulo) e o corpo do texto, pular uma linha.

2.4 Notas de rodapé: as notas devem se restringir a explicações, complementos, links para vídeos e desambiguações indispensáveis e devem vir ao final da página. Não utilizar notas para referências de citações, que devem seguir o modelo autor-data (para mais, ver item 2.1).

3 Referências: as referências completas devem ser listadas ao final do texto, após título da seção “Referências” em negrito, pulando-se uma linha, seguindo os modelos ABNT a seguir:

3.1 Artigos de periódicos

SARAIVA, Ana Maria A. A Gestão escolar no novo Ensino Médio: os sujeitos e os tempos. In: Revista Ponto de Vista, Viçosa, v. 13, n. 2, p. 01–15, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16905. Acesso em: 16 jun. 2024.

GIOVANI, Fabiana. O processo de alfabetização sob a ótica discursiva. In: Olhares & Trilhas, Uberlândia, v. 26, n. 1, p. 1–20, 2024. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/73216. Acesso em: 16 jun. 2024.

3.2 Capítulos de livros

FREIRE, Paulo. Não há docência sem discência. In: Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

CANDIDO, Antonio. O significado de Raízes do Brasil. In: HOLANDA, Sergio B. de. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1993.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Tratado de nomadologia: a máquina de guerra. In: DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Trad. Aurélia Guerra Neto e Celia Pinto Costa. São Paulo: Ed. 34, 1980. v. 5. 

3.3 Documentos eletrônicos

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. 

3.4 Livros

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HOLANDA, Sérgio B. de. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1936.

3.5 Trabalho acadêmico

VILLAS BÔAS, Glaucia. A vocação das ciências sociais (1945/1964): um estudo da sua produção em livro. 1992. Tese (Doutorado em Sociologia). Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.

4 Tabelas, gráficos, fotos, desenhos e imagens: devem vir no corpo do texto, pulando-se uma linha do parágrafo, após título/legenda e seguidas de suas respectivas fontes/referências. Não são aceitos anexos ao final do corpo do texto.

4.1 Legendas/títulos devem ser numerados em ordem crescente, acima da figura, centralizados, fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento 1,5, conforme exemplos: “Tabela 1: Taxa de frequência à escola”.

4.2 Fonte/referências devem ser obrigatoriamente inseridas abaixo da tabela, gráficos, foto, desenho ou imagem, seguidas do ano, sem a transcrição de hiperlinks, conforme exemplos: “Fonte: PNAD/IBGE, 2012” Em caso de fotografias de própria autoria, indicar: “Fonte: acervo pessoal, 2022”

4.3 Solicita-se que as fotografias e demais imagens enviadas tenham boa resolução (tamanho mínimo 10x10cm e resolução 300 dpi). Com relação às tabelas, solicita-se que sejam em formato editável pelo próprio Word, de modo a permitir a edição e garantindo a sua legibilidade.

4.4 Imagens de menores de idade devem ter seus rostos borrados, quando não forem acompanhados de autorização expressa dos responsáveis e/ou aprovação em conselho de ética, que devem ser anexados em extensão pdf. no campo “outros anexos” do formulário.


Olhares:


1 O ensaio fotográfico deve conter entre 5 e 10 imagens e vir acompanhado de um breve texto introdutório. As imagens devem ser enviadas em arquivo separado do texto introdutório.

1.1 Texto introdutório  

1.1.1 Corpo do texto: deverá ter entre 1 e 2 páginas, em Word (.doc ou .docx), margens 2,5 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entrelinhas 1,5. 

1.1.2 Citações: quando no corpo do texto, com no máximo três linhas, deve vir entre aspas e seguida das referências entre parênteses, como no exemplo: “(Deleuze, 2010, p. 13)”; quando parafraseadas, devem vir sem aspas, inserindo a referência ao final, como no exemplo: “conforme Foucault (2009, p. 5)”. As citações diretas, com mais de três linhas, devem ser recuadas do texto em 4 cm, em fonte tamanho 11 e apenas modificando-se o espaçamento (simples), seguidas das referências entre parênteses, como no exemplo: “(Freire, 2010, p. 13)”.

1.1.3 Referências: as referências bibliográficas utilizadas no texto devem adotar a forma mais simples, entre parênteses, como nos exemplos: (Deleuze, 2010, p. 13); quando parafraseadas, “conforme Foucault (2009, p. 5)”.

1.1.4 Título do artigo: O título do artigo deve ser centralizado e aparecer em negrito e letra maiúscula somente na primeira palavra, acompanhado da data de realização do ensaio entre parênteses. Manter o mesmo tamanho e fonte do corpo do texto. Em caso de subtítulo, este deve vir na sequência de dois pontos (:) após o título, também em negrito, conforme exemplo: “Preto no branco: perspectivas sobre o racismo na Educação Básica (2022)”.

1.1.5 As legendas das imagens ficam a cargo do autor, e devem ser listadas ao final do texto introdutório, numeradas/nomeadas segundo o arquivo da imagem correlata.

1.2 Imagens 

1.2.1 As imagens devem ser entregues em arquivo digital (jpeg.) com sua maior dimensão – se a imagem for vertical, altura; se horizontal, largura – medindo 21cm e com resolução de 300dpi. As imagens do ensaio devem ter o mesmo tamanho.

1.2.2 Os títulos dos arquivos das imagens devem ser idênticos aos das legendas listadas no texto introdutório, numeradas/nomeadas em ordem crescente, conforme ordem estabelecida pelo/a ensaísta para a publicação do ensaio.

1.2.3 Solicita-se que as imagens venham acompanhadas de informações sobre direito de imagem, a ser preenchida no ato de submissão do formulário.

1.2.4 Imagens de menores de idade devem ter seus rostos borrados, quando não forem acompanhados de autorização expressa dos responsáveis e/ou aprovação em conselho de ética, que devem ser anexados em extensão pdf. no campo “outros anexos” do formulário.