1 O artigo deverá ter no mínimo 15 e no máximo 20 páginas, incluindo elementos pré-textuais e pós-textuais. Todas as produções enviadas para submissão deverão estar como documento Word, em extensão “.doc” ou “.docx”.
1.1 Consideram-se elementos pré-textuais resumo e abstract, com extensão entre três e dez linhas cada, seguidos de três a cinco palavras-chave e keywords, respectivamente. A revisão do abstract é de inteira responsabilidade do autor.
1.2 Consideram-se elementos pós-textuais as referências.
2 Corpo do texto: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entrelinhas 1,5, Margens 2,5 cm, layout de página A4, sem espaços antes ou depois do parágrafo.
2.1 Citações: quando no corpo do texto, com no máximo três linhas, deve vir entre aspas e seguida das referências entre parênteses, como no exemplo: “(Deleuze, 2010, p. 13)”; quando parafraseadas, devem vir sem aspas, inserindo a referência ao final, como no exemplo: “conforme Foucault (2009, p. 5)”. As citações diretas, com mais de três linhas, devem ser recuadas do texto em 4 cm, em fonte tamanho 11 e apenas modificando-se o espaçamento (simples), seguidas das referências entre parênteses, como no exemplo: “(Freire, 2010, p. 13)”.
2.2 Título do artigo: o título do artigo deve ser centralizado e aparecer em negrito e letra maiúscula somente na primeira palavra. Manter o mesmo tamanho e fonte do corpo do texto. Em caso de subtítulo, este deve vir na sequência de dois pontos (:) após o título, também em negrito. (Exemplo: O ensino de Língua Portuguesa no primeiro segmento do fundamental: um estudo de caso dos multiletramentos).
2.3 Títulos das seções e subseções do artigo: os títulos das seções devem ser numerados em ordem crescente, em negrito e letra maiúscula somente na primeira palavra. Para as subseções, subdividir em 1.1, 2.1 etc. Não numerar “Introdução”, “Considerações finais” e “Referências”. (Exemplo: 1 Ensino de Língua Portuguesa: breve revisão bibliográfica / 1.1 A teoria dos multiletramentos). Entre título (ou subtítulo) e o corpo do texto, pular uma linha.
2.4 Notas de rodapé: as notas devem se restringir a explicações, complementos, links para vídeos e desambiguações indispensáveis e devem vir ao final da página. Não utilizar notas para referências de citações, que devem seguir o modelo autor-data (para mais, ver item 2.1).
3 Referências: as referências completas devem ser listadas ao final do texto, após título da seção “Referências” em negrito, pulando-se uma linha, seguindo os modelos ABNT a seguir:
3.1 Artigos de periódicos
SARAIVA, Ana Maria A. A Gestão escolar no novo Ensino Médio: os sujeitos e os tempos. In: Revista Ponto de Vista, Viçosa, v. 13, n. 2, p. 01–15, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16905. Acesso em: 16 jun. 2024.
GIOVANI, Fabiana. O processo de alfabetização sob a ótica discursiva. In: Olhares & Trilhas, Uberlândia, v. 26, n. 1, p. 1–20, 2024. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/73216. Acesso em: 16 jun. 2024.
3.2 Capítulos de livros
FREIRE, Paulo. Não há docência sem discência. In: Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
CANDIDO, Antonio. O significado de Raízes do Brasil. In: HOLANDA, Sergio B. de. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1993.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Tratado de nomadologia: a máquina de guerra. In: DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Trad. Aurélia Guerra Neto e Celia Pinto Costa. São Paulo: Ed. 34, 1980. v. 5.
3.3 Documentos eletrônicos
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/.
3.4 Livros
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HOLANDA, Sérgio B. de. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1936.
3.5 Trabalho acadêmico
VILLAS BÔAS, Glaucia. A vocação das ciências sociais (1945/1964): um estudo da sua produção em livro. 1992. Tese (Doutorado em Sociologia). Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.
4 Tabelas, gráficos, fotos, desenhos e imagens: devem vir no corpo do texto, pulando-se uma linha do parágrafo, após título/legenda e seguidas de suas respectivas fontes/referências. Não são aceitos anexos ao final do corpo do texto.
4.1 Legendas/títulos devem ser numerados em ordem crescente, acima da figura, centralizados, fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento 1,5, conforme exemplos: “Tabela 1: Taxa de frequência à escola”.
4.2 Fonte/referências devem ser obrigatoriamente inseridas abaixo da tabela, gráficos, foto, desenho ou imagem, seguidas do ano, sem a transcrição de hiperlinks, conforme exemplos: “Fonte: PNAD/IBGE, 2012” Em caso de fotografias de própria autoria, indicar: “Fonte: acervo pessoal, 2022”
4.3 Solicita-se que as fotografias e demais imagens enviadas tenham boa resolução (tamanho mínimo 10x10cm e resolução 300 dpi). Com relação às tabelas, solicita-se que sejam em formato editável pelo próprio Word, de modo a permitir a edição e garantindo a sua legibilidade.
4.4 Imagens de menores de idade devem ter seus rostos borrados, quando não forem acompanhados de autorização expressa dos responsáveis e/ou aprovação em conselho de ética, que devem ser anexados em extensão pdf. no campo “outros anexos” do formulário.
Olhares:
1 O ensaio fotográfico deve conter entre 5 e 10 imagens e vir acompanhado de um breve texto introdutório. As imagens devem ser enviadas em arquivo separado do texto introdutório.
1.1 Texto introdutório
1.1.1 Corpo do texto: deverá ter entre 1 e 2 páginas, em Word (.doc ou .docx), margens 2,5 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entrelinhas 1,5.
1.1.2 Citações: quando no corpo do texto, com no máximo três linhas, deve vir entre aspas e seguida das referências entre parênteses, como no exemplo: “(Deleuze, 2010, p. 13)”; quando parafraseadas, devem vir sem aspas, inserindo a referência ao final, como no exemplo: “conforme Foucault (2009, p. 5)”. As citações diretas, com mais de três linhas, devem ser recuadas do texto em 4 cm, em fonte tamanho 11 e apenas modificando-se o espaçamento (simples), seguidas das referências entre parênteses, como no exemplo: “(Freire, 2010, p. 13)”.
1.1.3 Referências: as referências bibliográficas utilizadas no texto devem adotar a forma mais simples, entre parênteses, como nos exemplos: (Deleuze, 2010, p. 13); quando parafraseadas, “conforme Foucault (2009, p. 5)”.
1.1.4 Título do artigo: O título do artigo deve ser centralizado e aparecer em negrito e letra maiúscula somente na primeira palavra, acompanhado da data de realização do ensaio entre parênteses. Manter o mesmo tamanho e fonte do corpo do texto. Em caso de subtítulo, este deve vir na sequência de dois pontos (:) após o título, também em negrito, conforme exemplo: “Preto no branco: perspectivas sobre o racismo na Educação Básica (2022)”.
1.1.5 As legendas das imagens ficam a cargo do autor, e devem ser listadas ao final do texto introdutório, numeradas/nomeadas segundo o arquivo da imagem correlata.
1.2 Imagens
1.2.1 As imagens devem ser entregues em arquivo digital (jpeg.) com sua maior dimensão – se a imagem for vertical, altura; se horizontal, largura – medindo 21cm e com resolução de 300dpi. As imagens do ensaio devem ter o mesmo tamanho.
1.2.2 Os títulos dos arquivos das imagens devem ser idênticos aos das legendas listadas no texto introdutório, numeradas/nomeadas em ordem crescente, conforme ordem estabelecida pelo/a ensaísta para a publicação do ensaio.
1.2.3 Solicita-se que as imagens venham acompanhadas de informações sobre direito de imagem, a ser preenchida no ato de submissão do formulário.
1.2.4 Imagens de menores de idade devem ter seus rostos borrados, quando não forem acompanhados de autorização expressa dos responsáveis e/ou aprovação em conselho de ética, que devem ser anexados em extensão pdf. no campo “outros anexos” do formulário.