Por Aline Regina Brito e Cristiane Mendes.
RESUMO: O presente artigo trata de duas
perspectivas diferentes experimentadas em escolas públicas, uma de ensino médio
e a outra do 2º segmento do ensino fundamental no Rio de Janeiro - o cinema e a
literatura de cordel - como estratégias de resistência ao sistema autoritário
e o pressor cujos tentáculos provocam a invisibilidade dos nossos
estudantes. Nestes contextos, busca-se oportunizar o autoconhecimento e o
despertar do senso crítico para que estes estudantes exercitem o
não-conformismo e atuem de forma colaborativa na desconstrução dos preconceitos
impostos pela sociedade contemporânea em nossa cidade.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura de cordel, Cinema, Escola pública, Resistência
ABSTRACT: The current article deals with two different
perspectives experimented in public schools, a high school and a basic school
in Rio de Janeiro – cordel literature and cinema – as strategies of resistance
against the oppressive authoritarian system and its tentacles which make our
students invisible. Within these contexts, the aim is to offer an opportunity
to self-knowledge and the awakening of critical sense so that these students
exercise non-conformism and act collaboratively in deconstructing prejudice
imposed by modern society in our city.
KEYWORDS: Cordel literature, Cinema, Public school, Resistance