Quando literatura de cordel e cinema viram estratégias de intervenção poética e resistência



Por Aline Regina Brito e Cristiane Mendes.


RESUMO: O presente artigo trata de duas perspectivas diferentes experimentadas em escolas públicas, uma de ensino médio e a outra do 2º segmento do ensino fundamental no Rio de Janeiro - o cinema e a literatura de cordel - como estratégias de resistência ao sistema autoritário e o pressor cujos tentáculos provocam a invisibilidade dos nossos estudantes. Nestes contextos, busca-se oportunizar o autoconhecimento e o despertar do senso crítico para que estes estudantes exercitem o não-conformismo e atuem de forma colaborativa na desconstrução dos preconceitos impostos pela sociedade contemporânea em nossa cidade.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura de cordel, Cinema, Escola pública, Resistência

ABSTRACT: The current article deals with two different perspectives experimented in public schools, a high school and a basic school in Rio de Janeiro – cordel literature and cinema – as strategies of resistance against the oppressive authoritarian system and its tentacles which make our students invisible. Within these contexts, the aim is to offer an opportunity to self-knowledge and the awakening of critical sense so that these students exercise non-conformism and act collaboratively in deconstructing prejudice imposed by modern society in our city.     

KEYWORDS: Cordel literature, Cinema, Public school, Resistance

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Essa obra pertence à edição #1, de dezembro de 2017. Acesse a edição completa aqui.