Por Izabelle da Silva Fernandes e Tayene Mendonça Santos.
Resumo: Abordar e produzir materiais didáticos para contextos de Inglês como Segunda Língua é um verdadeiro desafio. Dentro de tal esfera educacional, a presente pesquisa, de cunho qualitativo, procura analisar um grupo de atividades produzidas ao longo do Estágio Docente Supervisionado de inglês em uma turma de 6º ano, no Colégio de Aplicação da UFRJ. Em tal material, problematizou-se a música Colors of the Wind (ou “Cores do Vento”, em português), presente no filme norte-americano Pocahontas. O objetivo do material era fazer com que os alunos refletissem acerca da preservação do meio-ambiente, além de diferenças étnico-culturais e relações coloniais.
Palavras-chave: estágio, inglês,
Pocahontas, ideologias.
Abstract: Critically appraising and creating didactic
materials for English as a Foreign Language (EFL) contexts is a real challenge.
Within such educational sphere, this qualitative research seeks to analyze a
set of activities which were part of our experiences as preservice English
teachers of a 6th grade group at Colégio de Aplicação da UFRJ.
In such material, there was a problematizing of a song entitled “Colors of the
Wind”, present in the North-American movie Pocahontas. The aim of the material
was to make students aware of environmental issues, as well as ethnical and
cultural differences, stereotypes and colonial relations.
Keywords: internship, English, Pocahontas, ideologies.