Autoridade partilhada e a escola



Por Ceane Simões.

Resumo: Neste ensaio pretendo realizar uma reflexão sobre a noção de autoridade partilhada, presente nas obras do sociólogo Boaventura de Souza Santos, como aquilo que reflete o alargamento da politização de todos os âmbitos da esfera social e que se materializa em práticas que tensionam e desvelam as relações de poderes nos quatro espaços políticos estruturais, e vincular esta às possibilidades contidas no cotidiano escolar e, portanto, às redes de conhecimento que nele se tecem e se entrecruzam, na esfera de um fazer-pensar que é essencialmente político. Trago também para esse exercício a perspectiva decolonial na educação e o papel da conflitualidade para pensar a democracia no espaço da escola.
Palavras-chave:Autoridade partilhada; Cotidiano escolar; Políticas práticas.

Abstract: In this essay I intend to reflect on the notion of shared authority, present in the works of the sociologist Boaventura de Souza Santos, that is, the broadening of the politicization of all fields of the social sphere and that materializes in practices that stress and reveal the relations of powers in structural political spaces, and to link this to the possibilities contained in the everyday school life and, therefore, to the networks of knowledge woven and interwoven in the sphere of a think-making that is essentially political. I also bring to this exercise the decolonial perspective on education and the role of conflict to think of democracy in the school space.
Keywords: Shared Authority, Everyday school, Practical policies
Arquivo em PDF.

Essa obra pertence à edição #1, de dezembro de 2017. Acesse a edição completa aqui.