Resumo: O presente artigo é uma produção
coletiva impulsionada pelo evento/projeto Territórios CApianos realizado
no dia 13 de maio de 2017 e tem como objetivo discutir a questão negra no
Colégio de Aplicação da UFRJ. O evento em questão trouxe o
seguinte título/temática: A questão negra no Brasil: permanências, rupturas e perspectivas. A presente reflexão tem o objetivo de discutir
e ponderar os resultados e analisar os desdobramentos do último Territórios
CApianos, sobretudo em relação aos impactos dos temas desenvolvidos sobre a
comunidade escolar, especialmente na busca de uma ruptura progressista nos
processos conservadores e autoritários de ensino-aprendizagem, no apoio à
construção, mobilização e no empoderamento dos coletivos negros.
Palavras-chave: Questão negra; educação; racismo; emponderamento; CAp/UFRJ.
Abstract: This article is a collective production formulated by the Territórios
CApianos event/project held on May 13, 2017 and aims to discuss the black
issue at the Colégio de Aplicação da UFRJ. The event in question brought the
following title / theme: The black question in Brazil: permanences, ruptures and perspectives. The present reflection
has the objective of discussing and pondering the results and analyzing the
developments of the last Territórios CApianos, especially in relation to
the impacts of the themes developed on the school community, especially in the
search for a progressive break in the conservative and authoritarian
teaching-learning processes, in supporting the construction, mobilization and
empowerment of black collectives.
Keywords: Black issue; education; racism; empowerment;
CAp/UFRJ.