A questão negra no CAp



Por Marcello Campelo, Isis Akemi, Marina Alves, Yasmin Alves.

Resumo: O presente artigo é uma produção coletiva impulsionada pelo evento/projeto Territórios CApianos realizado no dia 13 de maio de 2017 e tem como objetivo discutir a questão negra no Colégio de Aplicação da UFRJ.  O evento em questão trouxe o seguinte título/temática: A questão negra no Brasil: permanências, rupturas e perspectivas. A presente reflexão tem o objetivo de discutir e ponderar os resultados e analisar os desdobramentos do último Territórios CApianos, sobretudo em relação aos impactos dos temas desenvolvidos sobre a comunidade escolar, especialmente na busca de uma ruptura progressista nos processos conservadores e autoritários de ensino-aprendizagem, no apoio à construção, mobilização e no empoderamento dos coletivos negros.
  
Palavras-chave: Questão negra; educação; racismo; emponderamento; CAp/UFRJ.


Abstract: This article is a collective production formulated by the Territórios CApianos event/project held on May 13, 2017 and aims to discuss the black issue at the Colégio de Aplicação da UFRJ. The event in question brought the following title / theme: The black question in Brazil: permanences, ruptures and perspectives. The present reflection has the objective of discussing and pondering the results and analyzing the developments of the last Territórios CApianos, especially in relation to the impacts of the themes developed on the school community, especially in the search for a progressive break in the conservative and authoritarian teaching-learning processes, in supporting the construction, mobilization and empowerment of black collectives.

Keywords: Black issue; education; racism; empowerment; CAp/UFRJ.

Arquivo PDF.

Essa obra pertence à edição #1, de dezembro de 2017. Acesse a edição completa aqui.