A leitura literária entre a instrução e a experimentação: memórias de leitura de professores da escola básica



Por Rachel Souza e Luiz Felipe Andrade.

Resumo: Este artigo apresenta algumas reflexões sobre o espaço destinado à leitura literária na escola a partir da análise de doze autobiografias de leitor produzidas por professores de diferentes disciplinas curriculares de uma escola básica federal. Partimos do pressuposto da centralidade da fruição do texto literário e do exercício da leitura subjetiva na construção da identidade leitora desses professores para pensarmos sobre a nossa prática pedagógica no que tange a uma educação literária significativa.

Palavras-chave: Educação literária; leitura subjetiva; autobiografia de leitor.

Abstract: This article presents some reflections upon the space which is dedicated to literary reading in school. These reflections are based on the analysis of twelve reading autobiographies written by teachers of differentes areas of the curriculum working at the same public school. We assumed that the fruition of the literary text and the practice of subjective reading were central in the reader’s identity building process, so that the experience of the investigated teachers could help us reflect upon our pedagogical practice regarding significant literary education.
Keywords: Literary education; subjective reading; reading auttobiography.


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Essa obra pertence à edição #1, de dezembro de 2017. Acesse a edição completa aqui.