A geomorfologia do sítio urbano do Rio de Janeiro como recurso didático no ensino de Geografia



Por Priscila Leibão.

Resumo: A Geografia abrange conhecimentos que se dividem entre a chamada Geografia Física e a Geografia Humana. Tal subdivisão é visível na literatura acadêmica, nos cursos de formação de professores, nos livros didáticos e, por conseguinte, no imaginário dos alunos. No entanto, é necessário que o conhecimento geográfico não seja parcelado a fim de garantir reais análises geográficas nas aulas de Geografia, garantindo aos alunos da educação básica uma melhor compreensão do espaço geográfico. Para isso, recorreu-se à confluência do conhecimento geográfico na forma da chamada Geomorfologia urbana, e à paisagem da capital fluminense, como recurso didático e meio de se integrar o conhecimento, propondo práticas pedagógicas que ajudem na superação dessa dicotomia, bem como facilitem a compreensão dos fenômenos geográficos, a partir da adaptação da metodologia elaborada por Pereira (2006).


Palavras chave: Geomorfologia urbana; Ensino de Geografia; Rio de Janeiro

Abstract: Geography comprehends knowledge that divides itself between Physical Geography and Human Geography. Such subdivision is clear in the academic literature, teachers’ graduation courses, textbooks and, therefore, in students’ imagination. However, it’s necessary that the geographical knowledge isn’t parceled out so that we can guarantee real geographic analyses during Geography classes and, therefore, guaranteeing elementary and high school students a better understanding of the geographical space. For that matter, the junction of the geographical knowledge was called upon in the shape of Urban Geomorphology, and Rio de Janeiro’s landscape, as a didactic resource and as a mean to integrate knowledge, thus proposing pedagogical practices that help overcome such dichotomy, as well as favoring the understanding of geographical phenomena, starting from the adaptation of the methodology elaborated by Pereira (2006).


Key-words: Urban geomorphology; Geography teaching; Rio de Janeiro
Arquivo em PDF.

Essa obra pertence à edição #1, de dezembro de 2017. Acesse a edição completa aqui.