A formação dos professores de inglês no CAp-UFRJ: perspectiva de alunos e licenciandos



Por Danielle Almeida e Juliana Jandre.

Resumo: Muito embora a construção do que se entende por professor se inicie nos primeiros anos de escolarização, é durante o estágio supervisionado que ele se torna consciente desse processo (TARDIF, 2002). Isso acontece porque ao participar da rotina escolar, o licenciando tem a oportunidade de confrontar a sua percepção do que é ser aluno com a do que é ser professor. Nesse sentido, a prática de ensino e o estágio supervisionado são espaços essenciais para a formação docente. Levando em consideração a complexidade do processo, o presente estudo busca compreender as percepções dos licenciandos e do corpo discente com relação à atuação dos professores em formação durante o estágio na escola. Espera-se que este trabalho contribua para uma maior reflexão de professores em formação acerca da importância de seu comprometimento e participação ativa durante o período de estágio.        

Palavras-chave: estágio no CAp-UFRJ, percepções discentes, professores de língua inglesa em formação.



Abstract: Although the process of teacher’s identity construction begins at their early schooling years, it is only during their practicum at schools, a requirement of any teacher education course in Brazil,  that pre-service teachers become aware of such process (TARDIF, 2002). One possible explanation for this fact is that when being part of the school routine, pre-service teachers have the opportunity of contrasting their perception of what it is like to be a student and a teacher. In this sense, the practicum is essential to teacher education. Taking into account the complexity of this stage, the present study aims at understanding pre-service teachers’ and students’ perceptions of the role of the former group during their training sessions at school. This paper is expected to contribute to pre-service teachers’ wider reflection on the importance of their commitment and active participation during their practicum.    

Keywords: Practicum at CAp-UFRJ, students’ perceptions, pre-service English teachers


Arquivo em PDF.

Essa obra pertence à edição #1, de dezembro de 2017. Acesse a edição completa aqui.