Resumo: Muito embora a construção do que se entende por professor se inicie
nos primeiros anos de escolarização, é durante o estágio supervisionado que ele
se torna consciente desse processo (TARDIF, 2002). Isso acontece porque ao
participar da rotina escolar, o licenciando tem a oportunidade de confrontar a
sua percepção do que é ser aluno com a do que é ser professor. Nesse sentido, a
prática de ensino e o estágio supervisionado são espaços essenciais para a
formação docente. Levando em consideração a complexidade do processo, o
presente estudo busca compreender as percepções dos licenciandos e do corpo
discente com relação à atuação dos professores em formação durante o estágio na
escola. Espera-se que este trabalho contribua para uma maior reflexão de professores
em formação acerca da importância de seu comprometimento e participação ativa
durante o período de estágio.
Palavras-chave: estágio no CAp-UFRJ, percepções discentes, professores de língua inglesa em formação.
Abstract: Although the process of teacher’s identity
construction begins at their early schooling years, it is only during their
practicum at schools, a requirement of any teacher education course in Brazil,
that pre-service teachers become aware of such process (TARDIF, 2002). One
possible explanation for this fact is that when being part of the school
routine, pre-service teachers have the opportunity of contrasting their
perception of what it is like to be a student and a teacher. In this sense, the
practicum is essential to teacher education. Taking into account the complexity
of this stage, the present study aims at understanding pre-service teachers’
and students’ perceptions of the role of the former group during their training
sessions at school. This paper is expected to contribute to pre-service
teachers’ wider reflection on the importance of their commitment and active
participation during their practicum.
Keywords:
Practicum at CAp-UFRJ, students’ perceptions, pre-service English teachers